Banco brasileiro foi comprado pelo Itaú
As instituições financeiras estão presentes no dia a dia de milhões de pessoas somente no Brasil. Atualmente, vários bancos prestam serviços para a população, sendo alguns deles do setor privado e outros ligados ao governo federal, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.
No passado, no entanto, existia outra instituição financeira que fazia um enorme sucesso no nosso país. Contudo, o banco deixou de existir e passou a ser gerenciado pelo Itaú. Para quem não sabe, estamos falando do BBA.
Ele foi um banco de investimentos fundado em São Paulo por Fernão Carlos Botelho Bracher e Antonio Beltran Martinez em São Paulo, em parceria com o austríaco Creditanstalt. Contudo, houveram algumas mudanças.
Em 2002, por exemplo, seu controle passou a ser do Banco Itaú Holding Financeira (hoje Itaú Unibanco) após um negócio de R$ 3,3 bilhões, que intitulou a nova empresa Itaú BBA. Sendo um “banco de atacado”, o foco do Itaú BBA está basicamente em clientes com grandes fortunas ou corporações.
Qual outro banco famoso foi a falência?
E a onda de demissões em massa e falência ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, a preocupante falência de banco em país, que faz clientes com dinheiro depositado ficarem aflitos com situação.
Recentemente, pesquisa realizada com a população desse país, revelou o nível de preocupação das pessoas adultas em relação à segurança do seu dinheiro guardado em bancos e outras instituições financeiras, mostrando que, 19% estão muito preocupados, 29% estão moderadamente preocupados, 30% não muito preocupados e 20% nem um pouco preocupados.
Estamos falando dos Estados Unidos, que recentemente viu vários de seus principais bancos quebrarem, gerando preocupação em sua população, que já enfrentou o impacto da crise bancária de 2008, e agora teme que o cenário se repita.
Os dados divulgados pela empresa de pesquisas Gallup, revelou que quase metade dos adultos dos Estados Unidos tem algum grau de preocupação com o dinheiro depositado em bancos ou instituições financeiras no país e a desconfiança só aumenta.
Na última grande crise financeira global, que iniciou nos Estados Unidos, essa empresa de pesquisa, a Gallup, também havia realizado uma pesquisa parecida com essa, a qual, na época, constatou que de 45% da população adulta demonstrou preocupação grande ou moderada com a situação, que, coincidentemente, foi apenas 3 pontos percentuais a menos que no cenário atual, o qual é de 48%.