As funções do coração transplantado de Faustão estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas do procedimento, segundo informou o médico que está cuidando do apresentador. Em novo boletim divulgado nesta segunda-feira (28), o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que Fausto Silva segue na UTI.
De acordo com o informe, Faustão está sob sedação e respirando com a ajuda de ventilação mecânica. Nesse domingo (27), o apresentador da Band passou por um transplante de coração como medida para tratar um quadro de insuficiência cardíaca.
Ele segue intubado na UTI e os médicos acompanham a adaptação do órgão. “Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas”, informa o boletim do médico Fernando Bacal.
Faustão era 2° na fila de transplantes
Fausto Silva era o segundo na fila de transplantes de coração, que é baseada em critérios técnicos. O Ministério da Saúde e a Central de Transplantes do Governo de São Paulo emitiram uma nota que explica os parâmetros de prioridade para o procedimento.
De acordo com a nota, a lista se baseia “em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”.
Conforme a pasta, quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro é fator de desempate. Pacientes em estado crítico ganham prioridade, e este foi o caso do apresentador.
Coração de Faustão funciona ‘de acordo com o esperado’, diz nova atualização médica .