COMBUSTÍVEIS: Quadrilha que adulterava combustíveis é apreendida em Paulínia
A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu na madrugada desta quarta-feira (4), no bairro Betel em Paulínia, uma quadrilha estabelecida por cinco pessoas suspeitas de adulteração e venda de combustíveis. Veja o vídeo no Face ou no Insta
As prisões ocorreram depois de a GCM ser avisada por seguranças da Replan (Refinaria de Paulínia) da presença de dois caminhões em atitude suspeita nas redondezas da refinaria. Depois de a GCM conseguir abordar um dos caminhões, o motorista entregou o local onde era feita a adulteração e o armazenamento ilegal dos combustíveis.
No local indicado, um sítio com barracão, mais quatro homens foram detidos através da GCM que achou três tanques aéreos de aproximadamente 30 mil litros cada, dois contêineres plástico revestido de gaiola metálica e duas carretas sem rodas; aparentemente usadas para armazenamento de produtos. Além de tudo, foram identificadas bombas elétricas para bombeio e carregamento de caminhões que fazem o transporte para postos de combustíveis e um caderno com anotações e contabilidade de entrada e saída de produtos.
Todos os envolvidos foram levados para a delegacia de Paulínia, onde três deles foram atuados em flagrante por crime contra a economia popular e formação de quadrilha, ficando à disposição da justiça; dois motoristas de caminhão foram ouvidos e liberados. As carretas e os produtos inflamáveis foram confiscados e passarão por perícia. De acordo com a GCM os combustíveis adulterados seriam entregues em postos da capital.
Entenda como ocorreu o caso
A GCM foi avisada por seguranças da Replan que fazem rodas periódicas nas redondezas da refinaria com o intuíto de impedir furtos, de que dois caminhões tanques estariam trafegando em atitude suspeita nas imediações da Av. Irene Karcher.
Com as informações, os GCMs fizeram buscas através da área e encontraram um dos caminhões e realizaram a abordagem. Ao ser indagado o que fazia naquela área erma, o motorista falou que iria carregar em um local, mas que não sabia ao certo onde ficava.
No entanto, em seguida, a GCM recebeu a informação de que este caminhão que foi abordado teria sido visto rodando através da área com outro caminhão, junto com um veículo HB20 branco. Depois de ser confrontado com as novas informações, o condutor do caminhão resolveu falar para os guardas civis onde era o local que iria carregar o caminhão.
Equipes da GCM então se deslocaram até o local junto com o motorista abordado e, assim que chegaram, flagraram um caminhão tanque carregado saindo através do portão, que também acabou sendo abordado através da GCM. Neste momento, outros dois homens que estavam no local tentaram se evadir, mas foram capturados pelos agentes. Logo depois, outro homem que tinha o trabalho de vigiar o portão também foi detido. Em seguida, a GCM achou todos os ilícitos no local.
O motorista do caminhão, detido enquanto deixava o local, informou à GCM que entregaria o combustível em postos da cidade de São Paulo e área. Já o primeiro motorista detido informou que, como não tinha carregado o caminhão ainda, não sabia o local de destino. Os outros três homens detidos no local ficaram em silêncio e foram detidos. Já os dois motoristas foram ouvidos e liberados na delegacia.
Com informações de Diário de Paulínia