Serasa alerta brasileiros sobre golpes através do PIX
A instituição privada Serasa realiza um anúncio alertando os clientes da onde de golpes que está frequentemente aterrorizando os brasileiros, afim de evitar novas vítimas e possíveis dívidas.
No entanto, através das redes oficiais da empresa, foi divulgado um vídeo explicando inúmeros golpes envolvendo a nova moda de transferência bancária, o PIX, já que é uma ferramenta que está ganhando muito destacam que no mercado financeiro por sua praticidade e otimização de tempo.
Portanto, o primeiro golpe alertado pelo Serasa é o Golpe do Cadastro do PIX, onde o cidadão recebe e-mails, SMS ou mensagens em alguma rede social em nome de instituições financeiras pedindo que a vítima cadastre uma chave da ferramenta, assim ao clicar no suposto link, os anúncios levam a pessoa para um site falso do banco.
Tratando-se do Golpe do Comprovante do PIX Falso, comum em compras anônimas com entregas físicas do produto, onde o criminoso se movimenta até o local combinado e após a vítima entregar o produto, o bandido envia um comprovante via WhatsApp, que sempre se demonstra ser idêntico ao do banco, porém falso.
Já o Golpe do PIX Errado, é quando o golpista forja um comprovante de transferência através do PIX de uma instituição bancária, deixando o cidadão confuso, já que o mesmo não teria recebido nada. Entretanto, o criminoso pede desesperadamente o reembolso da quantia falsa, fazendo com que a vítima pagasse o valor sem nem ter recebido de fato.
Assim como o Golpe do PIX Agendado, a situação é baseada nos criminosos que agendam uma transferência pra conta da vítima e acionam para avisar sobre o erro, pedindo o reembolso, porém, assim que o cidadão transfere o valor ao golpista, nenhum dinheiro é depositado na conta.
Por fim, o Serasa alerta sobre o Golpe do Robô do PIX, um golpe muito comum no Instagram e em outras redes sociais, que são promoções onde a pessoa precisa realizar uma transferência mínima, prometendo um retorno de quase 10 vezes maior que o valor. Desse modo, quando a vítima realiza o procedimento, nenhum dinheiro é retornado.
Como evitar de cair nas mãos dos criminosos?
A instituição privada promove um recurso, Serasa Premium, que é responsável por monitorar os dados bancários do cidadão 24 horas por dia, evitando fraudes envolvendo transferências e fornecendo relatórios.