O momento de festas de final de ano promete aumentar significativamente o fluxo de veículos no Corredor Dom Pedro de pistas. A Concessionária Rota das Bandeiras estima que quase 3,2 milhões de veículos circulem pelas vias sob sua gestão entre os dias 19 de dezembro e 5 de janeiro, quando será realizada uma Operação Especial de Tráfego para assegurar segurança e fluidez aos motoristas.
Com o Natal e o Ano Novo festejados em uma quinta-feira, a expectativa é de que o movimento seja mais distribuído durante dos dias. Ainda assim, a sexta-feira (19) deve marcar o começo do maior fluxo para o Natal, com a previsão de 236 mil veículos, principalmente entre 15h e 21h. O tráfego também deve ser intenso no sábado (20), na segunda (22) e na terça-feira (23), enquanto o domingo (21) aparece como a melhor opção para quem pretende viajar com mais tranquilidade.
O dia de maior movimento em todo o momento deve ser a sexta-feira, 26 de dezembro, quando a concessionária estima a passagem de em torno de 260 mil veículos, reunindo o retorno do feriado de Natal e a saída de quem viaja para o Ano Novo. O sábado (27) também deve registrar tráfego elevado. Já entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, a expectativa é de pistas mais livres. O retorno do Ano Novo tende a ocorrer de forma diluída entre 2 e 5 de janeiro.
Mais de 70% do tráfego previsto precisará se concentrar na pista Dom Pedro I (SP-065), principal ligação da Área Metropolitana de Campinas (RMC) com o Litoral Norte paulista e importante conexão com pistas como Anhanguera (SP-330), Fernão Dias (BR-381) e Presidente Dutra (BR-116).
Para reforçar a segurança, a Rota das Bandeiras irá posicionar guinchos e ambulâncias em pontos estratégicos, assegurando rapidez nos atendimentos médicos e mecânicos. A operação contará ainda com o suporte da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Artesp.
O tráfego será monitorado 24 horas diariamente através do Centro de Controle Operacional (CCO), que dispõe de 95 câmeras, além de sete viaturas circulando de forma ininterrupta pelas pistas para auxiliar os motoristas. Durante o momento, as obras de melhoria serão suspensas, com exceção de serviços emergenciais, para preservar a fluidez nas pistas.
Em caso de necessidade, os motoristas podem entrar em contato com a Concessionária através do telefone 0800-770-8070, com atendimento grátis 24 horas. Também é plausível conseguir informações atualizadas sobre o tráfego com o auxílio do WhatsApp da Rota das Bandeiras, acessando o canal oficial da concessionária.
Com informações de Noticias de Paulinia
