TREM: CETESB dá sinal verde para obras do Trem Intercidades
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) considerou correto os documentos mostrados para as obras do TIC Eixo Norte, o Trem Intercidades até Campinas. Em parecer técnico divulgado na quarta-feira (11), foi avaliado o pedido de Licença Prévia (LP), um dos procedimentos que antecedem o começo das obras.
Nele foi enviado ao órgão os projetos e futuras intervenções onde os impactos na fauna e flora, ou seja, no meio ambiente, foram analisados e considerados viáveis de execução. Isto significa que para a CETESB não existe um impedimento ambiental para não permitir o começo da construção.
O TIC Eixo Norte
O TIC será o serviço expresso em 101 km de trilhos entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. O empreendimento engloba ainda a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada através da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na ligação de Jundiaí até a capital.
De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar da Malha Ferroviária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dirceu Dalben, que esteve com o governador Tarcísio de Freitas na assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte; a previsão é que o tão sonhado trem de passageiros entre Campinas e São Paulo comece a funcionar no mês de maio de 2031. Já as obras do TIM e da Linha 7-Rubi precisam durar 3 anos, com expectativa de conclusão no mês de agosto de 2029.
“O Trem Intercidades é realidade! No decurso de toda a minha trajetória política, tenho defendido o uso das ferrovias para o transporte de passageiros – um modelo mais eficaz, sustentável e econômico, que vai auxiliar a diminuir a quantidade de veículos nas pistas, a emissão de poluentes e melhorar o dia a dia do povo!”, falou o deputado.
Com informações de Diário de Paulínia

