Empresa quer demitir funcionários e apostar em robôs para execução de alguns trabalhos
Não é novidade para ninguém que os robôs estão cada vez mais desenvolvidos. Diante disso, temos as máquinas executando sozinha trabalhos que antes eram feitos por mãos humanas. Com essa nova realidade, várias empresas estão se adaptando a essas transformações.
Tanto que uma conhecida empresa decidiu tomar uma medida drástica. A companha vai demitir 7800 funcionários e irá trocá-los por robôs. Para quem não sabe, estamos falando da IBM. A declaração foi dada pelo CEO Arvind Krishna à Bloomberg News no início desta semana.
A contratação para funções de backoffice, como recursos humanos, será retardada ou suspensa nos próximos anos pela empresa. Além disso, 30% das funções que não são voltadas diretamente ao cliente podem ser substituídas por IA e robôs dentro dos próximos cinco anos.
O plano de Krishna marca uma das maiores estratégias de trabalho anunciadas em relação ao rápido avanço da tecnologia. Funções como transferir funcionários entre departamentos, serão automatizadas. A avaliação da produtividade da força de trabalho não deverá ser substituída.
O que fez robô trabalhar até a exaustão?
Nesta última semana, viralizou nas redes sociais um vídeo de um robô que trabalhou até a exaustão. Nas imagens, a máquina, que estava trabalhando em uma feira nos Estados Unidos, praticamente “desmaiou” após fazer as suas atividades por 20 horas seguidas e sem parar em nenhum momento.
O robô em questão é o Digit, desenvolvido pela empresa Agility Robotics, uma das principais companhias de robótica do mundo, para atuar na linha de frente da fábrica. O produto motorizado da organização estava participando de uma demonstração no evento ProMat 2023, em março, quando caiu.
Urgente: Empresa vai demitir 7.800 funcionários e trocá-los por robôs em triste decisão