Relembre o triste dia em que empresa enorme encerrou suas atividades
Nesta segunda-feira (29), o reuniu algumas curiosidades sobre uma empresa gigante de entretenimento que, no final, não teve muito sucesso.
Para quem não sabe, TV Cinesom foi um estúdio de dublagem brasileiro e tinha sede no Rio de Janeiro.
Tudo surgiu no ano de 1960, após várias produções dos Estados Unidos terem bombado no Brasil, a TV Tupi decidiu abrir seu próprio estúdio de dublagem com o objetivo de criar uma nova fonte de renda para a empresa.
E sendo assim, em julho de 1960, foi fundada a TV Cinesom, tendo sua primeira sede no bairro Botafogo.
Porém, no ano de 1967, a empresa TV Cinesom foi negociada com o grupo da TV Tupi, que era do empresário e produtor Victor Berbara.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Na sequência, o estúdio acabou ficando em uma situação complicada devida a dificuldade financeira da TV Tupi e também a forte concorrência com outros estúdios de dublagem do Rio de Janeiro.
E com isso, a empresa precisou fazer empréstimos para viabilizar a criação de um estúdio, comprar mais equipamentos de dublagem e mixagem. Mas, só conseguiu comprar equipamentos de baixa qualidade ou até mesmo usados.
Na época, ainda trabalhava com dubladores conhecidos e experientes, que faziam excelentes trabalhos. Porém, com a falta de qualidade em suas produções, o som ficava bem abafado e alguns até com chiados.
Inclusive, para quem não se recorda, o TV Cinesom, antes de tudo ficar ruim, chegou a dublar séries de grande sucesso como ‘O Fugitivo’ e até a terceira temporada de Batman.
A EMPRESA ENCERROU SUAS ATIVIDADES QUANDO?
No ano de 1968, Assis Chateaubriand, que era fundador e proprietário da TV Tupi, morreu, e na sequência o local ainda passou por uma crise financeira que afetou todas as empresas do grupo.
Com isso, as despesas da TV Cinesom já não se pagavam mais e perdeu muito com a falta de qualidade.
E sem dinheiro para investir em melhorias e renovação de equipamentos e com a falta de clientes, a empresa de entretenimento encerrou suas atividades em março de 1971.
Morte do dono, dívidas e falência: O triste dia em que gigante do entretenimento encerrou atividades .