Mc Donald’s, uma das maiores redes de fast-food no mundo, fechou inúmeras lojas em país, após calamidade, e a situação atual é essa
Não é segredo pra ninguém, que o Mc Donald’s é um dos nomes mais fortes no ramo de fast-food. Em todo o mundo, a rede é vista como uma das mais prediletas entre o público que adora hambúrgueres e batatas fritas.
Porém, muitas lojas dessa grande rede foram fechadas em definitivo após passar por uma terrível calamidade. Estamos falando das unidades que ficavam localizadas na Rússia.
Após a guerra do país contra a Ucrânia, que ocorreu no inicio do ano de 2022, o Mc Donald’s fechou mais de 800 lojas e decidiu sair do país em definitivo.
Motivo de força maior
Segundo o portal Correio Brasiliense, Mc Donald’s vendeu seus negócios na Rússia com a justificativa de que, a crise humanitária causada pela guerra na Ucrãnia somados com o momento instável, levaram a rede a concluir que os negócios no país não seriam mais sustentáveis e muito menos consistentes com os valores da marca.
Com a venda, os locais que assumiriam o lugar do Mc Donalds não poderiam usar nem o seu nome muito menos o seu logo,ipo nos menus. A situação dos funcionários foram assegurados na época, aonde os mesmos foram pagos durante a transação e muitos deles foram reaproveitados pelo comprador da rede no país.
O CEO, Chris Kempczinski, disse na época que sentia orgulho dos 60.000 trabalhadores empregados na Rússia e que a decisão foi “extremamente difícil”, mas disse que pelo compromisso com a comunidade global eles deveriam permanecer firmes em suas decisões.
O que mudou?
Ainda, segundo o portal, no dia 12 de junho de 2022, as redes do Mc Donald’s que estavam fechadas na Rússia foram reabertas, porém, como mencionamos acima, de forma “desmontada” e com outro nome.
Os antigos restaurantes na Rússia do grupo McDonald’s, que anunciou sua saída do país depois de mais de 30 anos de presença, foram rebatizados de “Vkousno i tochka” (“Delicioso. Ponto Final”) por seu novo proprietário russo.
O logotipo amarelo característico foi substituído por duas listras estilizadas de cor laranja que representam duas batatas fritas acompanhadas de um ponto vermelho.
O novo proprietário da rede de fast food na Rússia, empresário Alexander Govor, garantiu, na época, que os 51 mil ex-funcionários do McDonald’s em todo país estariam com emprego garantido sob sua gestão.
Ele também garantiu que o sabor e a qualidade não mudaria e que ainda aprimoraria o que já era bom.
Vale mencionar que o empresário Alexander Govor, de 62 anos, operava desde 2015 sob a franquia McDonald’s 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria desde 2015.
Segundo o jornal “O Globo”, 840 dos 850 restaurantes da rede na Rússia foram vendidos para Alexander Govor. Os restaurantes russos do McDonald’s respondiam a por cerca de 9% do faturamento do grupo americano e a empresa empregou 62 mil trabalhadores no país.
Vale mencionar que o empresário alcançou um acordo de compra do negócio em 19 de maio, três dias após o McDonald’s anunciar a saída do mercado russo.
O prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, chegou a visitar a lanchonete emblemática durante a manhã do dia da reabertura e chegou a dizer por meio do Telegram, que a qualidade dos lanches não cairiam.
De fato a inauguração da lanchonete que tomou o lugar do Mc Donald’s foi um sucesso absoluto, e até hoje recebe milhares de pessoas em seu estabelecimento.
Fechamento total do McDonald’s em país, deu fim em todas as lojas e situação é essa