Uma famosa montadora de carros, que faz parte da vida de muitos brasileiros, anunciou o fechamento de suas fábricas e notícia chocou o país
Uma montadora de carros, muito famosa, anunciou o fechamento das suas 3 fábricas que mantinha em território nacional. Esse fato ocorreu no dia 11 de janeiro do ano de 2021 e a notícia pegou a muitos de surpresa.
Estamos falando da americana Ford que, até hoje, possuí carros transitando pelas ruas espalhadas em todo o Brasil. Vale mencionar que no ano de 2019, a montadora já havia encerrado as suas atividades na sua unidade que ficava localizada em São Bernardo do Campo (SP), como parte dos seus esforços de reestruturação global.
Essa decisão se deve ao fato de uma série de situações que ocorreram na busca da empresa pela lucratividade no País. Sendo assim, a Ford, após mais de um século de presença no mercado brasileiro, optou em deixar de ser fabricante e se tornou uma importadora.
Razões por trás de tudo …
Segundo o Portal Uol Carros, Muitos fatores contribuíram para que a montadora batesse o martelo quanto a esse impasse, a razão mais impactante é a implacável, alta e complexa carga tributária do país e os os custos de logística.
Sendo assim, a Ford preferiu direcionar todos os seus investimentos em produção de veículos em outros países como a China, que é uma grande potência comercial da atualidade, de onde a mesma importa o SUV Territory.
Mas companhia não mencionou essa motivação no comunicado enviado à imprensa, no qual informou a decisão de fechamento das suas três fábricas remanescentes no País.
Contudo, segundo a Anfavea (Associação das Montadoras Instaladas no Brasil), mencionou a questão ao comentar o encerramento da produção local na época.
Outro fator que potencializou a situação foi o câmbio desfavorável, visto que os insumos estratégicos comprados em território nacional, como o aço, são cotados em dólar.
Além disso, o percentual de componentes importados em automóveis produzidos localmente estava extremamente elevado, em torno de 40%, aumentando o custo de produção e reduzindo o lucro de acordo com a flutuação da moeda norte-americana.
Mas essa situação da Ford não era um caso isolado, visto que outras montadoras, até hoje, tem feito de um tudo para driblar algumas crises que andam massacrando as montadoras *SAIBAMAIS*
Vale dizer, que naquele mesmo período, outras gigantes do setor automotivo têm buscado por meio de fusões, como é o caso de FCA e PSA, que se uniram para fundar a Stellantis.
Visto que não conseguiu uma parceria, sem muitas alternativa e na tentativa de sobreviver ao “naufrágio”, a Ford cortou na “própria carne” e promoveu o fechamento das fábricas, não somente no Brasil, como até em seu país de origem, os Estados Unidos.
Essa busca pela sobrevivência também incluiu o fim da oferta de carros de passeio nos EUA, com exceção do Mustang.
Mudanças
Com o anuncio do fechamento das suas fábricas no país, a Ford havia enfatizado que seus futuros veículos iriam focar em conectividade e e eletrificação, um caminho inevitável para todas as grandes montadoras.
E investir na produção brasileira de automóveis com maior conteúdo tecnológico também seria inviável, visto que os custos para tal, naquela época, no país era algo excessivamente custoso, da mesma forma que SUVs e picapes.
Na nota divulgada no dia 10 de janeiro de 2021, a montadora fez questão de frisar que passariam a oferecer produtos com “maior valor agregado”, em detrimento dos compactos que vinha produzindo aqui.
Sendo assim, de forma inevitável, o caminho foi optar pela importação dos seus próximos lançamentos, desenvolvidos e fabricados em outros mercados.
Nem precisa dizer que a pandemia da Covid-19 também teve sua parcela de culpa, visto que afetou toda a economia mundial e veio com muita força sob a brasileira.
Como está a Ford hoje em dia?
A Ford atualmente, apesar de não produzir mais no país, continua na Anfevea, Isso porque mesmo após o fechamento das fábricas, a montadora mantém o Centro de Desenvolvimento de Produto de Camaçari como base nacional.
Todos os carros continuam passando pela aprovação do time brasileiro de engenharia para regionalização. Um exemplo disso é a Ford Transit, lançada no ano de 2021, após a saída da Ford no país.