As escolas públicas e privadas de Paulínia iniciaram as eleições para a nova composição da Câmara Jovem. Ao todo, 12 instituições participam do processo e cinco delas já promoveram votações desde o dia 14 de abril. Os candidatos fizeram campanhas apresentando suas propostas de sala em sala, mobilizando funcionários e professores de cada escola, com apoio da Justiça Eleitoral. Serão eleitos 15 vereadores jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, mais 15 suplentes.
A posse dos eleitos está prevista para maio, e a partir de junho eles começarão a conhecer as funções da Câmara Municipal por meio de oficinas e visitas. Eles também poderão apresentar propostas e votar ideias nas sessões ordinárias. Segundo o presidente da Câmara, Edilsinho Rodrigues (Solidariedade), a iniciativa visa formar cidadãos que conheçam o papel do Legislativo e apresentem a visão do jovem sobre Paulínia para alcançar resultados concretos.
Além das escolas que já realizaram as votações, também participam da iniciativa as escolas EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom; EE Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas; EE Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira; EE Professora Adélia Cristina Borgato Gryszczenko; EMEF Professor Domingos de Araújo, assim como os colégios Adventista de Paulínia e Metropolitan Paulinense. A expectativa é que os jovens eleitos contribuam para a construção de uma sociedade mais democrática e participativa.