Chegou hoje ao Brasil o chatbot LuzIA, o qual leva as capacidades do famoso ChatGPT ao WhatsApp e ao Telegram. Desenvolvida na Espanha, a ferramenta expande as possibilidades de uso dos dois mensageiros e já tem mais de 4 milhões de usuários espalhados em 40 países.
Totalmente gratuita (pelo menos por enquanto), a ferramenta é capaz de lhe ajudar a redigir e resumir textos, sanar dúvidas dos mais diversos tipos, criar listas, dar sugestões e transcrever mensagens de voz. Para isso, basta encaminhar o áudio para o chatbot que ele cuidará de todo o processo em apenas alguns segundos — uma alternativa à transcrição nativa dos mensageiros (recurso pago no Telegram; em fase beta no WhatsApp) que, por muitas vezes, não funciona como deveria.
A LuzIA responde rápido e pode manter conversas bastante naturais, embora todo o conteúdo do chat seja apagado depois de um tempo para proteger a privacidade do usuário. Como destacado pelos desenvolvedores, ela pode ser usada por estudantes para tirar dúvidas, por pais para pensar em atividades para os seus filhos, por usuários em geral para traduzir um texto de/para praticamente qualquer idioma e mais.
O usuário também pode aproveitar a LuzIA para gerar imagens usando inteligência artificial. Para isso, a ferramenta faz uso do Stable Diffusion, da Stability AI. As respostas em texto, por sua vez, são geradas com a ajuda do GPT-3.5, da OpenAI.
Para iniciar uma conversa, basta enviar uma mensagem para o número +55 (11) 97255-3036 ou acessar essa página e clicar nos botões correspondentes do WhatsApp e do Telegram. De acordo com Álvaro Higes, CEO1 da LuzIA, a ferramenta não exige cadastro e não armazena qualquer informação do usuário — com exceção do seu número do celular, necessário para o chatbot saber exatamente para quem enviar a resposta.
Além disso, para evitar que os usuários caiam em golpes, a empresa por trás da ferramenta firmou uma parceria com a Meta para que seu número fosse verificado e um selo verde fosse exibido ao lado do nome da LuzIA.
Assim como qualquer outro chatbot do tipo, usar a LuzIA tem os seus riscos. De acordo com a empresa, a IA está atualizada com dados de 2021 e pode “alucinar” de vez em quando, entregando respostas imprecisas ou simplesmente erradas. Também é aconselhável não compartilhar informações pessoais.