Davi, participante do BBB 24, vem chamando a atenção pelos seus dotes culinários e o capricho na cozinha. No entanto, após lavar um frango antes de cozinha-lo, a pauta virou outra: Afinal, pode ou não pode lavar carne crua?
Por mais que seja um comportamento muito comum entre os brasileiros, a resposta é não! Não se deve lavar nenhum tipo de carne antes do preparo. O que muitos não sabem é que, ao lavar a carne, você está, na verdade, aumentando as chances de contaminação.
De acordo com Roberto Martins, biomédico especialista em controle de micro-organismos e conhecido como “Dr. Bactéria”, as bactérias estão nas fibras da carne e não na parte externa. Em entrevista ao PodCast de Rogério Vilela ele explica o porquê de acabar com esse hábito.
‘Bactérias adoram água’
“Se você lavar a carne, você não vai tirar nenhuma bactéria. Elas estão nas fibras. Segundo, você vai aumentar a quantidade de água da carne. Se você pesar um frango antes e depois de lavar, você vai ver a diferença de peso, porque ele absorve”, explica.
Martins destaca que bactéria adora água, então, com esse processo, “você está aumentando a contaminação”. “Tem gente que ainda passa limão, vinagre no frango, isso só vai fazer a bactéria ficar azeda”, declara o biomédico.
“Tem gente que escalda, que é jogar água fervendo. Aí eu pergunto: se vai cozinhar, pra quê que você escalda? Não tem lógica.” Martins ainda cita um estudo britânico que afirma que o ato de lavar a carne está aumentando doenças como a salmoneloses.
“[Isso] por causa da falsa ideia que as pessoas têm que vai trazer qualidade ao lavar a carne. É tão grave que se você lavar uma carne, você chega a jogar bactérias patogênicas até dois metros do local que você está lavando”, ou seja, contaminando a cozinha e outros utensílios.
BBB 24: Davi lava o frango e gera debate na web; afinal, pode ou não pode? .