Numa parceria entre o ASA, Amor, Autismo e Superação e a Escola Luz, de Paulínia, será promovida no dia 15 de maio uma palestra com Aldemar Mazinho, médico de família, pós-graduando em psiquiatria da infância e adolescência e um dos maiores especialistas no espectro autista do Acre. O médico vai contar a história de sua filha de sete anos, diagnosticada aos dois anos como autista, e a partir daí a luta na busca por atendimento adequado. Como a região onde estabeleceu a sua clínica, em Cruzeiro do Sul, no Acre, carecia de profissionais especializados, precisou buscar conhecimento sobre o TEA e iniciou um projeto de atendimento e tratamento adequados, chamado Centrin, que se expandiu em poucos meses.
Com sua própria história, Aldemar Mazinho pretende mostrar aos municípios a importância de montar um centro de atendimento ao Autista e suas famílias, através de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tendo como objetivos o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, com recursos, profissionais e infraestrutura preparados para os múltiplos desafios do TEA.
O médico ressalta que cada caso é único, o que torna essencial o diagnóstico, seguido de todo acompanhamento necessário, porque sua falta ou ineficiência gera impactos que refletem por toda a vida das crianças, suas famílias e, consequentemente, nas suas comunidades e cidades. Segundo o médico, sua experiência evidenciou a importância de treinar e orientar as famílias a dar continuidade ao trabalho que é feito no ambiente clínico.
A palestra é gratuita e quem quiser deve se inscrever pelo link.