Uma nova lei municipal, proposta através do vereador Lucas Barros (DC) e já em vigor, determina a existência de “Sala lilás” nas unidades de urgência e emergência em Paulínia, destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
A finalidade da Lei 4.647/2025 é defender um ambiente seguro e promover atendimento especializado às necessidades das mulheres. Segundo Lucas, a medida deve posicionar Paulínia como exemplo de cidade que promove rede de proteção e enfrentamento à violência.
Ele também indica compra antecipada de vacinas e testes de Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e Leucemia Viral Felina (FELV), para gatos atendidos através do Departamento de Bem-Estar Animal.
O vereador defende que, para o serviço público de saúde animal não sofrer descontinuidade, é necessária a compra antecipada dos insumos, assegurando estoque contínuo e impedindo prejuízos tanto à saúde dos animais quanto à eficiência dos atendimentos realizados
Outras propostas são instalar cobertura nos playgrounds públicos, para proteger as crianças do sol, e redutor de velocidade na PLN-248, no bairro Balneário Tropical.
A proposta em destaque está de acordo com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em regiões importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Britto/ Governo de Goiás
Com informações de Camara Municipal de Paulínia
