Através do quarto ano consecutivo, Paulínia recebe o acontecimento global Girls Tech Day, promovido em colaboração com a Amazon Web Services (AWS) e com o objetivo de incentivar garotas a seguirem carreiras nas regiões de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O acontecimento incluiu palestras com profissionais da área, oficinas práticas e atividades interativas para inspirar as alunas.
A secretária de Educação, Márcia Scarassati, abriu o acontecimento e destacou a necessidade de iniciativas como essa para despertar o interesse das garotas nas regiões de tecnologia. “Essa iniciativa deve servir de inspiração para que nossas meninas acreditem em si mesmas e descubram que podem estar em qualquer lugar, inclusive e especialmente, na tecnologia.”
Ao longo do dia, em torno de 300 estudantes participaram de palestras com profissionais da área de tecnologia, que compartilharam suas trajetórias e experiências no setor, incentivando as jovens a acreditarem em seu potencial. Além do que, elas também viram de perto todo esse universo tecnológico com as oficinas promovidas no acontecimento.
As alunas puderam criar seus próprios avatares, interagir com a assistente virtual Alexa, aprender noções de linguagem de programação, construir robôs, além de fazer parte da Oficina Makers, onde produziram luminárias personalizadas com circuitos elétricos, levando-as para casa como lembrança do aprendizado. O espaço também contou com regiões instagramáveis, fotografias e chaveirinhos personalizados, tornando o ambiente ainda mais interativo e acolhedor.
Participaram do acontecimento estudantes dos 8º e 9º anos das escolas EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EMEF Professor Domingo de Araujo, EMEF Maria Regina Ferreira de Mattos Moura.
Todas as alunas receberam brindes, camiseta e certificado de participação.
Sobre o Girls Tech Day
O Girls Tech Day é um acontecimento global da Amazon Web Services que pretende fomentar o interesse de jovens garotas por tecnologia e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Desde de 2022, em Paulínia, mais de mil estudantes participaram do acontecimento.
Com informações de Jornal Aqui Paulinia