A Secretaria de Saúde do Paraná informou, segunda-feira agora (20/10), o primeiro óbito por intoxicação por metanol depois de o consumo de bebida alcoólica. De acordo com o órgão, a vítima é um homem de 55 anos, residente em Foz do Iguaçu.
Ele deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última terça-feira (14/10), apresentando dores abdominais, e relatou ter consumido bebida alcoólica no dia anterior.
De acordo com a secretaria, o homem possuía doenças crônicas e comorbidades e faleceu enquanto ainda estava internado na UPA. Foi feita a coleta de material para exame laboratorial, que resultou positivo para metanol.
Leia também Negócios Com crise do metanol, vendas em bares e restaurantes caem no mês de setembro São Paulo Do posto ao copo: polícia desvenda cadeia do metanol que matou 2 em SP Brasil Intoxicação por metanol: número de casos confirmados chega a 46 São Paulo Família metanol: dona de fábrica ilícita “não mostra arrependimento” “Considerando os critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, este caso é a primeira morte confirmada no estado”, informou o órgão. Outra morte, de um homem de 47 anos identificado dentro de casa, é investigada como capaz intoxicação por metanol.
Notificações O Paraná já registrou 22 notificações de intoxicação por metanol, sendo cinco casos confirmados e um óbito. Aproxamadamente 14 casos foram descartados, enquanto dois ainda continuam sob investigação — um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba.
Na sexta-feira passada (17/10), o estado recebeu 424 ampolas de etanol farmacêutico, adquiridas através do governo do estado. O remédio é usado como antídoto nos casos de intoxicação por metanol.
Com informações Metropoles