O Hospital Municipal de Paulínia será ponto de coleta da Campanha de Doação de Sangue na próxima quinta, 9 de outubro, das 8h30 às 12h. As 100 senhas para atendimento serão distribuídas a começar das 7h30. A ação em cooperação com o Hemocentro da Unicamp é uma oportunidade para que moradores contribuam com um gesto simples, mas essencial para salvar vidas. O acesso ao local será através da rua de frente à Creche Anchieta.
A doação de sangue é fundamental para o funcionamento dos serviços de saúde, já que não existe substituto para o sangue e seu consumo é continuado — principalmente em cirurgias, tratamentos oncológicos e casos de anemias crônicas. Segundo especialistas, a doação é segura e não promove riscos ao doador, desde que sejam respeitados os critérios técnicos determinados.
Entre as orientações para doar estão: ter entre 18 e 69 anos (com a primeira doação antes dos 60), pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e hidratado, e impedir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também é necessário apresentar documento de reconhecimento com foto.
Homens podem doar a cada 60 dias (até quatro vezes por ano) e mulheres a cada 90 dias (até três vezes por ano). Outras informações e a lista completa de restrições estão disponíveis no site oficial da Prefeitura: paulinia.sp.gov.br/doacaodesangue.
Com informações de Noticias de Paulinia