O Senac Campinas faz, entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro, a 2ª Jornada de Alimentação, Hospitalidade e Turismo, acontecimento sem custo que reúne especialistas, profissionais e estudantes para debater tendências, práticas e desafios que envolvem o turismo, a gastronomia e a hospitalidade. A programação inclui palestras, rodas de conversa e workshops que abordam temas como diversidade, acolhimento, cultura e experiências sensoriais.
A abertura foi no dia 20 de outubro, às 19h, com a palestra “Hospitalidade, Cultura e o Ecossistema Cervejeiro de Campinas”, ministrada através do sommelier de cervejas Marcos Roberto dos Santos. A atividade indica uma imersão no universo da cerveja artesanal, evidenciando o potencial desse segmento como expressão de identidade, acolhimento e cultura local.
No dia 21 de outubro, o sommelier e docente do Senac Gustavo Daniel Stadnik, também colunista da CBN Campinas, conduziu o workshop “O Mundo não Óbvio das Harmonizações com Vinhos: das combinações aos paladares”, explorando novas possibilidades de harmonização entre vinhos e alimentos.
A roda de conversa “De Alunos(as) a Profissionais de Turismo: histórias que inspiram no mercado como guias de turismo”, marcada para 23 de outubro, vai unit ex-alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Campinas, que compartilharão suas experiências profissionais. A mediação será de Nathalie Bergamo, guia de turismo regional, nacional e América do Sul.
No dia 28 de outubro, a diversidade entra em pauta com a atividade “Diversidade que Acolhe: boas práticas no atendimento aos turistas LGBTQIAPN+”, também mediada por Nathalie Bergamo. O encontro discutirá a necessidade da empatia e do acolhimento nas relações de hospitalidade, fortificando práticas inclusivas no setor.
Encerrando o mês, em 31 de outubro, os docentes Claudio Tiberio Gil e Arthur Alves Negrão da Silva comandam o workshop “Entre Sabores e Afetos: a nutrição como ferramenta de hospitalidade”, que abordará a alimentação como expressão de cuidado e vínculo social.
A programação termina em 4 de novembro com o painel “Turismo, Hospitalidade e Interculturalidade: diálogos para o desenvolvimento local”, mediado por Douglas Manoel Pereira, especialista em Docência para o Ensino Superior e guia de turismo. O debate discutirá como a hospitalidade pode amplificar o turismo sustentável e valorizar a identidade cultural de Campinas.
Segundo Heloísa Vendramini, gerente do Senac Campinas, o acontecimento foi pensado para promover conexões entre estudantes, egressos e profissionais: “A Jornada reflete o compromisso do Senac em impulsionar o turismo e a hospitalidade, setores essenciais para o desenvolvimento econômico e cultural da nossa região”, destaca.
A programação completa e os cadastramentos estão disponíveis no site eventos.sp.senac.br.
Serviço
2ª Jornada de Alimentação, Hospitalidade e Turismo
Local: Senac Campinas — Rua Sacramento, 490, Centro, Campinas/SP
Data: 20/10 a 4/11
Site: www.sp.senac.br/senac-campinas
Outras informações e inscrições: eventos.sp.senac.br
Com informações de Noticias de Paulinia
