A Qualy, marca de margarina chefe nos lares brasileiros, deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade. A empresa lançou novas embalagens da Qualy Vegê, sua linha 100% vegetal, feitas com material renovável produzido com início de óleo de cozinha usado. A iniciativa impede que um resíduo altamente poluente seja descartado de forma incorreta e ainda ajuda a diminuir a emissão de mais de 10 toneladas de gases de efeito estufa.
O óleo de cozinha pós-consumo, que normalmente seria jogado fora, foi transformado em polipropileno bio-circular — um tipo de plástico sustentável criado através da Braskem, chefe mundial na produção de resinas termoplásticas. As novas embalagens foram produzidas através da Bomix, parceira no projeto.
De acordo com a Sabesp, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, e em torno de 100 milhões de litros são descartados de maneira errada todos os meses no Brasil. A ideia da Qualy é exibir que até mesmo um produto comum na casa dos brasileiros pode amparar o meio ambiente quando existe inovação e responsabilidade.
“Substituímos cerca de 3,24 toneladas de plástico virgem por resina bio-circular e evitamos a emissão de aproximadamente 10,8 toneladas de gases de efeito estufa. A inovação tem sido uma aliada importante no nosso compromisso com o meio ambiente”, explica Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação da MBRF.
Além de sustentável, o novo material é reciclável e promove a mesma segurança e durabilidade das embalagens tradicionais. O projeto chamou atenção internacionalmente e foi destaque na Feira K, um dos maiores eventos de inovação da indústria do plástico, feito na Alemanha.
Sustentabilidade que cabe no bolso
A Qualy pretende exibir que cuidar do planeta pode ser simples e acessível. Conforme uma pesquisa da Kantar (2025), 87% dos brasileiros querem consumir de forma mais sustentável, mas somente 35% conseguem colocar isso em prática, muitas vezes por motivo do preço ou da falta de informação.
Desde 2021, a marca recicla o equivalente a 100% de suas embalagens e vem apostando em campanhas de conscientização, como a “Campanha dos 4 R’s” — Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas. A ação, estrelada através da esportista Rebeca Andrade, incentiva o reuso dos potes de margarina em casa, seja para guardar alimentos, organizar objetos ou até decorar. Em 2024, a marca ainda adicionou um quinto “R”: o Reflorescer, com embalagens colecionáveis inspiradas na natureza.
“Queremos democratizar a sustentabilidade. Mostrar que pequenas atitudes fazem diferença e que produtos ecológicos também podem ser acessíveis”, reforça Luiz Franco.
Resultados concretos
Desde que iniciou seu projeto de circularidade, a Qualy já reciclou mais de 27 mil toneladas de plástico, o equivalente a 1,37 bilhão de potes de margarina, em cooperação com a eureciclo. Com isso, impediu a emissão de 48 mil toneladas de gases de efeito estufa e beneficiou mais de 11 mil pessoas ligadas a cooperativas de reciclagem em 21 estados brasileiros.
Mais recentemente, a marca também investiu na neutralização de emissões de carbono em campanhas digitais, compensando 89 toneladas de gases por intermédio de créditos de carbono em projetos ambientais, como o Ceará Renewable Energy Project, que incentiva o uso de energias renováveis.
Com iniciativas assim, a Qualy vem mostrando que é plausível aliar inovação, responsabilidade e acessibilidade — inspirando consumidores a fazerem parte dessa transformação.
Com informações de Noticias de Paulinia