Uma idosa de 90 anos, dada como morta em um hospital de Santa Catarina, foi encontrada viva no necrotério pelos funcionários da funerária da instituição. O caso aconteceu no último fim de semana no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.
O caso foi divulgado nas redes sociais pelo deputado estadual Sérgio Guimarães, que esteve com os familiares da idosa. Cerca de 30 horas após o engano, a idosa morreu. Ela havia dado entrada na unidade hospitalar na sexta-feira (24) com um quadro de infecção urinária.
“No sábado o hospital me chamou e me comunicou que ela tinha falecido por volta de 23h40. Eu fiz a papelada toda, chamei a funerária, e quando eu estava em casa de madrugada, o rapaz de lá me ligou dizendo para eu retornar ao hospital porque minha mãe estava viva, ele encontrou ela no necrotério viva”, disse o filho da idosa.
A equipe médica então reanimou a idosa e ela foi levada novamente para o quarto. Segundo a família, contudo, o hospital foi negligente.
“Mandaram ela novamente pro quarto sem equipamento nenhum, sem sonda pra alimentação, ficou três dias sem se alimentar e hoje ela veio a óbito às quatro e pouca da manhã”, disse outra parente.
O procurou a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina para obter um posicionamento sobre o assunto. Em nota, o Hospital Regional disse que um processo de sindicância para apuração foi aberto. O Comitê de Ética Médica e a Comissão de óbito foram acionados.
Veja a nota na íntegra abaixo
“A direção do Hospital Regional comunica que a paciente encontrava-se em tratamento paliativo dentro da nossa unidade. Informamos que foi aberto um processo de sindicância para apurar as responsabilidades diante do fato e notificado o Comitê de Ética Médica e à Comissão de óbito”.
Idosa dada como morta por equipe médica é encontrada viva em necrotério .